Equipe da Seduc e caciques durante a inauguração das escolas. |
Como parte do plano de ação para a
educação indígena, determinado pelo governador Flávio Dino, respeitando a
diversidade étnico-cultural dos povos que vivem em áreas abrangidas pelas cinco
Unidades Regionais de Educação (UREs), garantindo uma escola digna para os
estudantes maranhenses, o Governo do Estado entregou, no final de semana, na
URE de Barra do Corda, três escolas indígenas reformadas.
A primeira escola indígena entregue
foi a unidade escolar Betel, localizada Aldeia Baixão do Peixe; logo em seguida
foi a vez da entrega da Escola Indígena São Benedito (Aldeia Pedrinhas) e da
Escola Indígena Bom Paraíso (Aldeia Paraíso).
Escola Indígena São Benedito (Aldeia Pedrinhas) |
Participaram das inaugurações a
gestora Regional de Educação de Barra do Corda, Eva Nunes; os superintendentes
da Seduc Claudinei Rodrigues (Modalidades e Diversidades Educacionais) e
Djamara Almeida (Suporte à Educação); ainda os supervisores Gildete Dutra
(Educação Indígena) e Ewaldo Andrade (Transporte Escolar).
Além dessas, nos últimos três meses da
atual gestão, foram entregues também três escolas reformadas e ampliadas, nas
comunidades indígenas das aldeias Rio Corda (Escola Indígena Manoel Assis Cruz
– Tuxauhu) e Patizal (E.I Juliana Rodrigues Guajajara), ambas na Regional de
Barra do Corda; e a escola El Pyr Creh Creht, na Aldeia Riachinho, em Amarante,
onde também foi inaugurada, na aldeia Água Viva, a escola Crow Cu.
Kassi Carneiro Pompeu e demais lideranças indígenas. |
Segundo a gestora da URE de Barra do
Corda, Eva Lúcia Nunes, o Governo do Estado tem atuado de forma intensa em
todos os setores da educação. “O governo Flávio Dino está trabalhado em prol da
superação dos desafios educacionais em todas as modalidades e diversidades
educacionais”, realçou.
Na ocasião, a liderança indígena Kassi
Carneiro Pompeu ressaltou as necessidades dos povos indígenas. “Estou
emocionada pela presença da equipe do governo nas aldeias”, disse.
Lideranças indígenas |
Outra liderança indígena, Francisco
Martins ressaltou do respeito à diversidade e valorização dos povos indígenas.
“Devemos valorizar mais os hábitos dos povos indígenas, pois eles nos ensinam o
uso adequado dos recursos naturais”, pontuou.
Diversidade
Claudinei Rodrigues - Superintendente de Modalidade e Diversidades Educacionais , representou a Secretária Áurea Prazzeres. |
A educação escolar indígena no
Maranhão é caracterizada pela diversidade dos povos pertencentes a nove grupos
étnicos diferentes: Krikati, Pukobiê (Gavião), Ramkokamekra (Canela), Apaniekra
(Canela), Tenetehara /Guajajara, Ka’apor, Awá/Guajá, Kreniê e Krepunkatejê. Em
todo o estado existem 954 professores indígenas e não indígenas lotados em 282
escolas indígenas de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio,
distribuídas em cinco Unidades Regionais de Educação.
Fonte: Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário