Em um mercado que movimenta bilhões a cada ano e que oferece uma
variedade infinita de sortimentos com o conforto de não precisar sair do sofá,
o principal problema das vendas pela internet é um dos mais simples: saber se
você é realmente você.
Em 2013 foram pelo menos 300 mil tentativas de efetuar uma compra
fraudulentas, ou seja, uma compra feita por uma pessoa que se apropriou do
número do cartão de crédito de terceiros, segundo informações da ClearSale,
empresa especializada na prevenção de fraudes e responsável por cerca de 80%
das análises feitas no comércio eletrônico.
E ainda que o consumidor não arque com nenhum prejuízo de uma
transação ilícita, já que em toda fraude confirmada o comprador tem seu
dinheiro estornado, sempre existe o desgaste e a dor de cabeça sofrida. Pra
tentar evitar, veja abaixo alguns procedimentos básicos podem ser tomados para
quem busca fazer compras pela internet.
1. Cartão de crédito
A grande maioria das vendas na internet é feita por cartão de
crédito. Então, se a loja em questão não aceita a modalidade como pagamento,
desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo
cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode
solicitar o estorno. Em transferência bancária e boleto, não.
2. Fatura
É importante checar sua fatura com frequência, para descobrir se
existe alguma compra feita indevidamente. Caso não seja identificada, a fraude
pode se manter por meses. Qualquer dúvida sobre transações na fatura basta
entrar em contato com a administradora do cartão.
3. Inspecione seu e-mail
Quando fazemos o cadastro em uma loja online é normal a inclusão
de um endereço de e-mail. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua caixa de
entrada toda vez que uma compra for realizada. Se você não consegue conferir
com regularidade a fatura do cartão de crédito, esta pode ser uma maneira de
prevenção no caso do fraudador ter utilizado o seu próprio endereço de correi
eletrônico.
4. Cuidado com as ligações
Em compras de alto risco na internet, isto é, produtos de valor
elevado, é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o
consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está te
ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esse
tipo de dado.
5. Desconto muito grande
Por ter uma grande concorrência, sempre há promoções com altos
percentuais de desconto. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que
oferecem valores muito abaixo da média ofertada, especialmente aqueles onde o
dinheiro sai diretamente da conta, como boleto bancário e transferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário